ASSOCIAÇÃO ENTRE CLIMA DE SEGURANÇA E A CARGA DE TRABALHO DA ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58976

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Gestão da Segurança, Carga de Trabalho, Unidade de Terapia Intensiva, Cultura organizacional.

Resumo

Objetivo: verificar a associação entre clima de segurança e carga de trabalho dos profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva.
Método: estudo transversal e analítico, com coleta de dados de junho a outubro de 2014, em um hospital público do estado do Paraná, utilizando os instrumentos Safety Attitudes Questionnaire e Nursing Activities Score. Utilizou-se a mediana do Nursing Activities Score da unidade (571 pontos) como ponto de corte e os escores do Safety Attitudes Questionnaire foram dicotomizados entre profissionais submetidos à alta carga de trabalho (>571 pontos).
Resultados: obteve-se associação entre três domínios do SAQ: clima de trabalho em equipe (p= 0,010) clima de segurança (p=0,009) e satisfação no trabalho (p-valor 0,020).
Conclusão: os resultados podem embasar ações voltadas à obtenção de melhores condições de trabalho e, consequentemente, à satisfação profissional e qualidade do cuidado.

Biografia do Autor

Verusca Soares de Souza, UNESPAR

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, PR, Brasil.

João Lucas Campos de Oliveira

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil

Maria Antônia Ramos Costa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, PR, Brasil.

Grazieli de Vicente

Enfermeira. Graduada em Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, PR, Brasil. 

Renata Rodrigues Mendonça

5Enfermeira. Pós-Graduanda em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI pelo Centro Universitário Internacional. Paranavaí, PR, Brasil. 

Laura Misue Matsuda

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento do Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. 

Publicado

2019-04-04

Como Citar

de Souza, V. S., de Oliveira, J. L. C., Costa, M. A. R., de Vicente, G., Mendonça, R. R., & Matsuda, L. M. (2019). ASSOCIAÇÃO ENTRE CLIMA DE SEGURANÇA E A CARGA DE TRABALHO DA ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58976

Edição

Seção

Artigo Original