PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE MULHERES COM CÂNCER NO TRATO GENITAL SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58467

Palavras-chave:

Neoplasias dos genitais femininos, Neoplasias do colo do útero, Radioterapia, Perfil de saúde, Registros hospitalares.

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de mulheres com câncer no trato genital submetidas à radioterapia no Centro de Pesquisas Oncológicas entre 2010 e 2014.
Método: estudo ecológico realizado em 880 arquivos do Registro Hospitalar de Câncer. A análise ocorreu por estatística descritiva, com cálculo de taxa de prevalência.
Resultados: a maior incidência, 204 casos (23,18%) ocorreu na faixa etária dos 40-49 anos; com maior taxa de prevalência dos 60 a 69 anos, 165 casos (82,28%) para cada 100.000 mulheres. Estádio III com 315 casos (35,8%), topografia colo do útero com 695 casos (78,97%) e respectivas taxas de prevalências 12,97%, 28,61%. Dos casos de câncer do colo do útero, 274 (39,77%) foram procedentes da Grande Florianópolis e 99 (14,37%) da macrorregião Sul.
Conclusão: reafirma-se a magnitude do câncer do colo do útero, a necessidade das políticas públicas para prevenção da doença e do diagnóstico precoce das lesões pré-neoplásicas e/ou neoplásicas.

Biografia do Autor

Anizelle Aline Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Membro do Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando.

Luciana Martins da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Líder do Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando.

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.

Vera Radünz, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Manuela Martins, Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF). Center for Health Technology and Services Research – FMUP.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora. Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF). Grupo de Investigação - NursID: Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem – CINTESIS - Center for Health Technology and Services Research – FMUP.

 

Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Escola Superior de Enfermagem do Porto. Membro do Center for Health Technology and Services Research.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora. Mestre em Ciência de Enfermagem e PhD em Educação. Escola Superior de Enfermagem do Porto. Membro do Center for Health Technology and Services Research - CINTESIS

Érica Bernardes Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

7Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando. Bolsista PIBIC- UFSC, convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

27-02-2019

Como Citar

Silva, A. A. L. da, Rosa, L. M. da, Schoeller, S. D., Radünz, V., Martins, M. M., Fernandes, H. I. V. M., & Duarte, Érica B. (2019). PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE MULHERES COM CÂNCER NO TRATO GENITAL SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58467

Edição

Seção

Artigo Original