Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO DIGITAL PARA ENSINO DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Francisco Gilberto Fernandes Pereira, Driele Jéssica Leita da Rocha, Geórgia Alcântara Alencar Melo, Rhaylla Maria Pio Leal Jaques, Laura Maria Feitosa Formiga

Resumo


Objetivo: construir e validar aplicativo sobre ensino de instrumentação cirúrgica básica para acadêmicos de enfermagem.
Método: estudo metodológico, desenvolvido entre maio e setembro de 2016, em universidade pública do Piauí, Brasil. Seguiram-se as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, com base no referencial de Galvis-Panqueva. A validação de conteúdo e aparência foi realizada com 22 profissionais, e a avaliação com o público-alvo correspondeu a 60 acadêmicos de enfermagem.
Resultados: o aplicativo foi nomeado de Instrumentais Cirúrgicos e está hospedado na plataforma Google play, disponível para uso no sistema operacional Android. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,9 quanto ao conteúdo e 0,8 quanto à aparência. O público-alvo avaliou o aplicativo como excelente, quanto aos itens de motivação, estilo e conteúdo, com média de 76,3%.
Conclusão: o aplicativo mostrou-se válido para utilização como ferramenta auxiliar de ensino sobre o assunto instrumentação cirúrgica.


Palavras-chave


Tecnologia educacional; Educação em enfermagem; Instrumentos cirúrgicos; Enfermagem de centro cirúrgico; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.58334