ADESÃO AO TRATAMENTO NO TRANSPLANTE DE FÍGADO: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Objetivo: avaliar as intervenções da equipe multiprofissional que proporcionam a melhora da adesão ao tratamento após o transplante de fígado.
Método: revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2012 e 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol, realizados na população adulta submetida ao transplante hepático.
Resultado: a busca inicial resultou em 84 publicações sendo selecionados 10 estudos. Os dados foram tabulados de acordo com a relevância do conteúdo, objetivos, tipo de intervenção, número de pacientes e nível de evidência. Foram encontradas quatro categorias analíticas: intervenções educativas; adoção de um plano terapêutico individual; alteração do regime imunossupressor; suporte emocional, psicológico e fortalecimento da rede de apoio.
Conclusão: a equipe multiprofissional deve prover informações sobre o processo de transplantação, realizar o manejo adequado da imunossupressão, avaliar regularmente o paciente quanto aos sinais de depressão, ansiedade, crenças e valores, e instituir um plano de cuidados individualizado.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.58326 ';

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br
Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)
Versão eletrônica ISSN 2176-9133