EVIDÊNCIAS DA MAMA PUERPERAL POR TERMOGRAFIA: RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.57569

Palavras-chave:

Mama, Aleitamento materno, Enfermagem materno-infantil, Termografia, Lactação.

Resumo

Objetivo: analisar a temperatura da mama puerperal utilizando termografia por infravermelho.
Método: estudo realizado no Banco de Leite Humano de um Hospital de Curitiba em 2011. Selecionou-se aleatoriamente uma lactante com ingurgitamento bilateral nos quadrantes externos das mamas, e inspecionou-se a temperatura.
Resultados: encontrou-se um lobo mamário macio com assimetria térmica de 1,5ºC, comparado à região contralateral, mas não se identificou assimetria térmica na temperatura geral entre as mamas.
Conclusão: este caso sugere que assimetria térmica na mama puerperal está relacionada ao volume de leite nos lobos e não a disfunções ou patologias nesses lobos. O estudo abre perspectivas para aprofundamento da compreensão da fisiologia lactacional com a ampliação do grupo amostral avaliado nesta pesquisa. A termografia é uma técnica adequada às lactantes, mas requer sala apropriada, tempo para aclimatação e conhecimento da anatomia mamária.

Biografia do Autor

Anita Batista dos Santos Heberle, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Mestre em Tecnologia em Saúde, com linha de pesquisa em Bioengenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. Pós-Graduação em Gestão Pública na Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. Pós graduação em Enfermagem do trabalho no Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente é agente universitário. Atua no Banco de Leite Humano de Maringá.

Percy Nohama, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia Elétrica, Professor Titular, Escola Politécnica, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde - PUCPR.

Sandra Marisa Pelloso, Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Departamento de Enfermagem. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2019-03-21

Como Citar

Heberle, A. B. dos S., Nohama, P., & Pelloso, S. M. (2019). EVIDÊNCIAS DA MAMA PUERPERAL POR TERMOGRAFIA: RELATO DE CASO. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.57569

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso