ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Ráisa Camilo Ferreira, Fábio Luis Montanari, Elaine Ribeiro, Marisa Dibbern Lopes Correia, Juliana Prado Biani Manzoli, Erika Christiane Marocco Duran

Resumo


Objetivo: elaborar e validar instrumento para assistência de enfermagem, baseado em literatura específica para pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, de um hospital universitário do estado de São Paulo. Método: estudo metodológico, com coleta de dados de agosto a dezembro de 2015, em três fases: caracterização da população e levantamento dos diagnósticos de enfermagem, elaboração, e validação do instrumento para o registro do Processo de Enfermagem. Para a validação de conteúdo, utilizou-se a técnica Delphi, com um grupo de especialistas na área, composto por 11 jurados. Resultados: durante a coleta de dados, 152 pacientes estiveram internados, 61,18% do sexo masculino, com idade média de 54,9 anos. O conteúdo do instrumento foi validado com índice de validação > 0,81. Conclusão: a construção de instrumentos para o processo de Enfermagem é útil para facilitar a implementação da assistência, evidenciar a assistência, incrementar a comunicação e segurança dos cuidados em saúde.

Palavras-chave


Enfermagem; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processos de Enfermagem; Estudos de Validação; Unidades de Terapia Intensiva.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i4.57539 ';



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico: 2176-9133