ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVO

Autores

  • Aida Maris Peres Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Jessika Rodrigues Rocha Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Cristiano Caveião Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0003-2664-7542
  • Ana Carla Lemos Hipolito Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Maria de Fátima Mantovani Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Educação superior, Aprendizagem, Estudantes de enfermagem, Docente de enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Peres, A. M., Rocha, J. R., Caveião, C., Hipolito, A. C. L., & Mantovani, M. de F. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVO. Cogitare Enfermagem, 23(4). https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543

Edição

Seção

Artigo Original