AÇÃO EDUCATIVA PARA A PADRONIZAÇÃO NO MANEJO DO CATETER DE HICKMAN®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.54488

Palavras-chave:

Enfermagem baseada em evidências, Cateteres venosos centrais, Transplante de células-tronco hematopoiéticas, Capacitação em serviço.

Resumo

Objetivo: habilitar a equipe de Enfermagem de um serviço de transplante de células-tronco hematopoiéticas
no manejo do cateter de Hickman®. Método: pesquisa descritiva e quantitativa. A coleta de dados ocorreu entre janeiro
e março de 2017, em um hospital público do Sul do Brasil, por meio de questionários que foram analisados mediante
estatística descritiva. Resultados: habilitaram-se 44 participantes. Das questões abordadas, tiveram melhor resultado
após as orientações: definição de cateter venoso central de curta permanência (79,55% para 93,18%de acertos); material
e posição do cateter (75% para 88,64%); características do cateter (54,55% para 65,91%); procedimentos imediatos
à inserção do cateter (2,27% para 18,18%); lavagem, pressão positiva e refluxo induzido pela seringa (72,73% para
97,73%); bloqueio do cateter (84,09% para 97,73%); volume do priming(22,73%para 54,55%). Conclusão: o processo
educativo desenvolvido possibilitou a instrumentalização dos profissionais para um conhecimento mais homogêneo
no manejo do cateter de Hickman®.

Biografia do Autor

Mitzy Tannia Reichembach Danski, Universidade Federal do Paraná

Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Sandra Regina da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Letícia Pontes, Universidade Federal do Paraná

Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Edivane Pedrolo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Publicado

08-08-2018

Como Citar

Danski, M. T. R., da Silva, S. R., Pontes, L., & Pedrolo, E. (2018). AÇÃO EDUCATIVA PARA A PADRONIZAÇÃO NO MANEJO DO CATETER DE HICKMAN®. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.54488

Edição

Seção

Artigo Original