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AÇÃO EDUCATIVA PARA A PADRONIZAÇÃO NO MANEJO DO CATETER DE HICKMAN®

Mitzy Tannia Reichembach Danski, Sandra Regina da Silva, Letícia Pontes, Edivane Pedrolo

Resumo


Objetivo: habilitar a equipe de Enfermagem de um serviço de transplante de células-tronco hematopoiéticas
no manejo do cateter de Hickman®. Método: pesquisa descritiva e quantitativa. A coleta de dados ocorreu entre janeiro
e março de 2017, em um hospital público do Sul do Brasil, por meio de questionários que foram analisados mediante
estatística descritiva. Resultados: habilitaram-se 44 participantes. Das questões abordadas, tiveram melhor resultado
após as orientações: definição de cateter venoso central de curta permanência (79,55% para 93,18%de acertos); material
e posição do cateter (75% para 88,64%); características do cateter (54,55% para 65,91%); procedimentos imediatos
à inserção do cateter (2,27% para 18,18%); lavagem, pressão positiva e refluxo induzido pela seringa (72,73% para
97,73%); bloqueio do cateter (84,09% para 97,73%); volume do priming(22,73%para 54,55%). Conclusão: o processo
educativo desenvolvido possibilitou a instrumentalização dos profissionais para um conhecimento mais homogêneo
no manejo do cateter de Hickman®.


Palavras-chave


Enfermagem baseada em evidências; Cateteres venosos centrais; Transplante de células-tronco hematopoiéticas; Capacitação em serviço.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i3.54488