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COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Camila Dalcól, Mara Lúcia Garanhani, Lígia Fahl Fonseca, Brígida Gimenez Carvalho

Resumo


Objetivo: compreender as percepções dos estudantes de enfermagem sobre as estratégias de ensinoaprendizagem
para o desenvolvimento da competência em comunicação, em um Currículo Integrado. Método: estudo
qualitativo-compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado com 55 estudantes do curso de graduação em enfermagem
de uma universidade pública do sul do Brasil, em outubro de 2014 e agosto de 2015, por meio de 6 grupos focais,
gravados, transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram discutidos de acordo
com os pressupostos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Resultados: As estratégias que colaboraram com o
desenvolvimento da comunicação foram as aulas teóricas, o tutorial, o seminário, a avaliação escrita, o portfólio, o
estágio, as Práticas Interdisciplinares e Multiprofissional, o internato e o feedback. Conclusão: O currículo em estudo
favoreceu o desenvolvimento da competência de comunicação por meio das metodologias ativas utilizadas e da
estruturação modular.


Palavras-chave


Comunicação; Educação em enfermagem; Currículo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i3.53743