COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Camila Dalcól Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Lúcia Garanhani
  • Lígia Fahl Fonseca
  • Brígida Gimenez Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53743

Palavras-chave:

Comunicação, Educação em enfermagem, Currículo.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções dos estudantes de enfermagem sobre as estratégias de ensinoaprendizagem
para o desenvolvimento da competência em comunicação, em um Currículo Integrado. Método: estudo
qualitativo-compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado com 55 estudantes do curso de graduação em enfermagem
de uma universidade pública do sul do Brasil, em outubro de 2014 e agosto de 2015, por meio de 6 grupos focais,
gravados, transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram discutidos de acordo
com os pressupostos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Resultados: As estratégias que colaboraram com o
desenvolvimento da comunicação foram as aulas teóricas, o tutorial, o seminário, a avaliação escrita, o portfólio, o
estágio, as Práticas Interdisciplinares e Multiprofissional, o internato e o feedback. Conclusão: O currículo em estudo
favoreceu o desenvolvimento da competência de comunicação por meio das metodologias ativas utilizadas e da
estruturação modular.

Biografia do Autor

Camila Dalcól, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Mestre.

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Dalcól, C., Garanhani, M. L., Fonseca, L. F., & Carvalho, B. G. (2018). COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53743

Edição

Seção

Artigo Original