PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM DOS DOMÍNIOS DO CORE COMPETENCIES FRAMEWORK FOR HEALTH PROMOTION

Ítala Keane Rodrigues Dias, Olga Feitosa Braga Teixeira, Ilara Parente Pinheiro Teodoro, Evanira Rodrigues Maia, Maria do Socorro Vieira Lopes, Maria de Fátima Antero Sousa Machado

Resumo


Objetivo: verificar as perspectivas de docentes de um curso de graduação em enfermagem acerca dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion, e como estes estão presentes em sua prática. Método: o estudo foi realizado no ano de 2017, em uma instituição pública de ensino superior da Região Nordeste. Foram convidados 62 docentes que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, dos quais 15 participaram da pesquisa. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: “Saberes dos docentes acerca da promoção da saúde: reconhecendo os domínios” e “Práticas dos docentes em promoção da saúde: aplicabilidade dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion”. Divergências encontradas a respeito dos saberes e práticas podem influenciar a formação dos enfermeiros em relação às competências necessárias à promoção da saúde. Conclusão: é importante oportunizar estratégias de qualificação e formação continuada em torno
da temática em questão.


Palavras-chave


Competência profissional; Promoção da saúde; Educação em enfermagem; Docentes de enfermagem; Atenção à saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i2.52664 ';



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Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico: 2176-9133