PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM DOS DOMÍNIOS DO CORE COMPETENCIES FRAMEWORK FOR HEALTH PROMOTION

Autores

  • Ítala Keane Rodrigues Dias Universidade Regional do Cariri - URCA http://orcid.org/0000-0003-3027-825X
  • Olga Feitosa Braga Teixeira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Ilara Parente Pinheiro Teodoro Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Evanira Rodrigues Maia Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria do Socorro Vieira Lopes Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52664

Palavras-chave:

Competência profissional, Promoção da saúde, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem, Atenção à saúde.

Resumo

Objetivo: verificar as perspectivas de docentes de um curso de graduação em enfermagem acerca dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion, e como estes estão presentes em sua prática. Método: o estudo foi realizado no ano de 2017, em uma instituição pública de ensino superior da Região Nordeste. Foram convidados 62 docentes que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, dos quais 15 participaram da pesquisa. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: “Saberes dos docentes acerca da promoção da saúde: reconhecendo os domínios” e “Práticas dos docentes em promoção da saúde: aplicabilidade dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion”. Divergências encontradas a respeito dos saberes e práticas podem influenciar a formação dos enfermeiros em relação às competências necessárias à promoção da saúde. Conclusão: é importante oportunizar estratégias de qualificação e formação continuada em torno
da temática em questão.

Biografia do Autor

Ítala Keane Rodrigues Dias, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em ENFERMAGEM pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2013.2), especialista em em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Integradas de Patos - FIP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PMAE) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus-Tauá.

Olga Feitosa Braga Teixeira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Mestranda do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil. Docente da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cajazeira, PB, Brasil.

Ilara Parente Pinheiro Teodoro, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Mestranda do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Bolsista de mestrado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Membro do Grupo de Estudos em Oncologia – GEOnco/URCA, Crato, CE, Brasil.

Evanira Rodrigues Maia, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Enfermagem e do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), CE, Ceará, Brasil.

Maria do Socorro Vieira Lopes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Enfermagem e do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET), Enfermagem da URCA.

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil.

Publicado

23-05-2018

Como Citar

Dias, Ítala K. R., Teixeira, O. F. B., Teodoro, I. P. P., Maia, E. R., Lopes, M. do S. V., & Machado, M. de F. A. S. (2018). PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM DOS DOMÍNIOS DO CORE COMPETENCIES FRAMEWORK FOR HEALTH PROMOTION. Cogitare Enfermagem, 23(2). https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52664

Edição

Seção

Artigo Original