PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM DOS DOMÍNIOS DO CORE COMPETENCIES FRAMEWORK FOR HEALTH PROMOTION
Resumo
Objetivo: verificar as perspectivas de docentes de um curso de graduação em enfermagem acerca dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion, e como estes estão presentes em sua prática. Método: o estudo foi realizado no ano de 2017, em uma instituição pública de ensino superior da Região Nordeste. Foram convidados 62 docentes que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, dos quais 15 participaram da pesquisa. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: “Saberes dos docentes acerca da promoção da saúde: reconhecendo os domínios” e “Práticas dos docentes em promoção da saúde: aplicabilidade dos domínios do Core Competencies Framework for Health Promotion”. Divergências encontradas a respeito dos saberes e práticas podem influenciar a formação dos enfermeiros em relação às competências necessárias à promoção da saúde. Conclusão: é importante oportunizar estratégias de qualificação e formação continuada em torno
da temática em questão.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i2.52664 ';
Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br
Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)
Versão eletrônica ISSN 2176-9133