EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO: INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE GESTANTES

Autores

  • Ana Raquel Rodrigues Rosa Universidade Federal Do Piauí
  • Tayane Siqueira de Lima e Silva Universidade Federal Do Piauí
  • Izabel Cristina da Silva Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Antônia Sylca de Jesus Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Ângelo Brito Rodrigues Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0001-6969-8476
  • Jardeliny Corrêa da Penha Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0001-5956-9072

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52589

Palavras-chave:

Teste de papanicolaou, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde, Gestantes, Neoplasias do colo do útero, Saúde da mulher, Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: verificar o conhecimento, a atitude e a prática das gestantes atendidas na Estratégia Saúde da Família sobre o exame citopatológico do colo do útero. Método: inquérito Conhecimento, Atitude e Prática desenvolvido com 46 gestantes atendidas em unidades básicas de saúde de Floriano, estado do Piauí. A coleta de dados foi realizada de maio a julho de 2016, com aplicação de um instrumento previamente elaborado. Realizaram-se análise descritiva, e, para associação das variáveis nominais, o Teste de Qui-quadrado. Resultados: as gestantes apresentaram percentual de conhecimento, atitudes e práticas inadequado sobre o exame citopatológico. Houve associação significante de algumas variáveis com a prática das gestantes em relação ao citopatológico do colo uterino (exame pode ser realizado durante a gestação, p=0,030, motivo pelo qual faria o exame estando grávida, p=0,043). Conclusão: as gestantes precisam conhecer o exame citopatológico do colo do útero e a importância da sua realização durante a gestação, para conseguirem aderir à prática do exame.

Biografia do Autor

Ana Raquel Rodrigues Rosa, Universidade Federal Do Piauí

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPICS).

Tayane Siqueira de Lima e Silva, Universidade Federal Do Piauí

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

Izabel Cristina da Silva Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

Antônia Sylca de Jesus Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Professora Temporária do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí

Ângelo Brito Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPICS).

Publicado

2018-05-23

Como Citar

Rosa, A. R. R., Silva, T. S. de L. e, Carvalho, I. C. da S., Sousa, A. S. de J., Rodrigues, Ângelo B., & da Penha, J. C. (2018). EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO: INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE GESTANTES. Cogitare Enfermagem, 23(2). https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52589

Edição

Seção

Artigo Original