RELAÇÃO DIALÓGICA COM O CLIENTE SOBRE TRANSPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM

Simone Aparecida Machado do Nascimento Ferreira, Maria Luiza de Oliveira Teixeira, Elen Martins da Silva Castelo Branco

Resumo


OBJETIVOS: Descrever os saberes de clientes renais crônicos sobre o transplante renal e discutir as contribuições desses saberes nos cuidados educativos de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa convergente-assistencial. Participaram 11 clientes portadores de doença renal crônica em estágio 4 e 5, que fizeram a opção do transplante renal como terapia renal de substituição. Realizaram-se entrevistas individuais. A análise foi de conteúdo temático. RESULTADOS: Os resultados trazem à discussão as pessoas em condições crônicas que necessitam de ações integradas com a participação de várias áreas do saber em saúde. Para isso acontecer, se faz indispensável uma efetiva comunicação entre os profissionais e o cliente que possui a experiência de quem vive a cronicidade. CONCLUSÃO: O diálogo possibilitou a reflexão sobre a construção e reconstrução de saberes e práticas sobre o transplante renal e revelou uma corresponsabilidade entre profissionais, clientes e seus familiares no processo recuperação do procedimento cirúrgico e manutenção do enxerto.

DESCRITORES: Enfermagem. Educação em saúde. Insuficiência Renal Crônica. Cuidados de enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em saúde; Insuficiência renal crônica; Cuidados de enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i1.52217 ';



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Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico: 2176-9133