RELAÇÃO DIALÓGICA COM O CLIENTE SOBRE TRANSPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Simone Aparecida Machado do Nascimento Ferreira Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maria Luiza de Oliveira Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery.
  • Elen Martins da Silva Castelo Branco Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.52217

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Insuficiência renal crônica, Cuidados de enfermagem.

Resumo

OBJETIVOS: Descrever os saberes de clientes renais crônicos sobre o transplante renal e discutir as contribuições desses saberes nos cuidados educativos de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa convergente-assistencial. Participaram 11 clientes portadores de doença renal crônica em estágio 4 e 5, que fizeram a opção do transplante renal como terapia renal de substituição. Realizaram-se entrevistas individuais. A análise foi de conteúdo temático. RESULTADOS: Os resultados trazem à discussão as pessoas em condições crônicas que necessitam de ações integradas com a participação de várias áreas do saber em saúde. Para isso acontecer, se faz indispensável uma efetiva comunicação entre os profissionais e o cliente que possui a experiência de quem vive a cronicidade. CONCLUSÃO: O diálogo possibilitou a reflexão sobre a construção e reconstrução de saberes e práticas sobre o transplante renal e revelou uma corresponsabilidade entre profissionais, clientes e seus familiares no processo recuperação do procedimento cirúrgico e manutenção do enxerto.

DESCRITORES: Enfermagem. Educação em saúde. Insuficiência Renal Crônica. Cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Machado do Nascimento Ferreira, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Maria Luiza de Oliveira Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery.

Professora Associada, do Departamento de Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ

Elen Martins da Silva Castelo Branco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery.

Professora Associada, do Departamento de Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ

Publicado

18-04-2018

Como Citar

Ferreira, S. A. M. do N., Teixeira, M. L. de O., & Castelo Branco, E. M. da S. (2018). RELAÇÃO DIALÓGICA COM O CLIENTE SOBRE TRANSPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 23(1). https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.52217

Edição

Seção

Artigo Original