PERFIL DE MÃES E O DESFECHO DO NASCIMENTO PREMATURO OU A TERMO

Autores

  • Gracimary Alves Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-6100-3796
  • Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brismark Góes da Rocha Doutor. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
  • Silvana Alves Pereira Fisioterapeuta. Pós-doutora. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Bertha Cruz Enders Enfermeira. Pós-doutora. Bolsista produtividade e professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.51409

Palavras-chave:

Prematuro, Cuidado Pré-Natal, Parto, Fatores de Risco, Enfermagem Materno-Infantil.

Resumo

Objetivo: identificar o perfil de mães de bebês prematuros e a termo para o desfecho do nascimento.Método: trata-se de um estudo analítico-descritivo, seccional, com amostra de 244 puérperas, sendo 109 mães de bebês prematuros e 135 mães de bebês a termo, por partos ocorridos no período de abril a setembro de 2015, em uma maternidade pública do nordeste brasileiro. Os dados foram analisados pelo programa Statistica 10 e teste Qui-quadrado. Resultados: alta prevalência de sedentarismo; significância estatística para sobrepeso e obesidade antes e durante a gravidez; elevada prevalência de pressão arterial alta durante a gestação das mães de bebês prematuros. Logo, os bebês nasceram com problemas de saúde em 58,1% (n= 63) dos prematuros e nascimento saudável em 96,3% (n= 130) dos bebês a termo. Conclusão: o perfil de mães com obesidade e sobrepeso é fator de risco ao nascimento do bebê prematuro como evento que demanda cuidado à saúde da criança.

Biografia do Autor

Gracimary Alves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda. Professora Substituta da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

15-01-2018

Como Citar

Teixeira, G. A., de Carvalho, J. B. L., da Rocha, B. G., Pereira, S. A., & Enders, B. C. (2018). PERFIL DE MÃES E O DESFECHO DO NASCIMENTO PREMATURO OU A TERMO. Cogitare Enfermagem, 23(1). https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.51409

Edição

Seção

Artigo Original