POR QUE É MELHOR EM CASA? A PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS E CUIDADORES DA ATENÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Kênia Lara Silva
  • Yara Cardoso Silva
  • Érika Guimarães Lage
  • Patrícia Alves Paiva
  • Orlene Veloso Dias

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i4.49660

Palavras-chave:

Serviços de assistência domiciliar, Assistência ao paciente, Satisfação do paciente.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as perspectivas dos usuários sobre os atendimentos de suas necessidades pelo serviço de atenção domiciliar. Trata-se de estudo qualitativo, com abordagem descritiva e exploratória. Participaram do estudo, usuários de serviços de atenção domiciliar de 16 municípios de Minas Gerais. Os dados foram obtidos de entrevistas com 20 usuários. Os resultados indicam que o perfil da população atendida pelos serviços remete a um público idoso. Os motivos de admissão são diversos e remetem à cronicidade. As equipes buscam realizar as atividades considerando as necessidades naturais e radicais de usuários. O atendimento no domicílio é apresentado como melhor, pelo conforto do lar, vínculo e pela superação quanto as barreiras de acesso a outros pontos da rede. Foi possível compreender que na perspectiva de usuários que o cuidar em casa apresenta novas relações que ampliam o acesso, a autonomia e a qualidade de vida do usuário. 

Publicado

22-11-2017

Como Citar

Silva, K. L., Silva, Y. C., Lage, Érika G., Paiva, P. A., & Dias, O. V. (2017). POR QUE É MELHOR EM CASA? A PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS E CUIDADORES DA ATENÇÃO DOMICILIAR. Cogitare Enfermagem, 22(4). https://doi.org/10.5380/ce.v22i4.49660

Edição

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Artigo Original