PERMANÊNCIA DE ALUNOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: DESAFIO NA FORMAÇÃO DE GESTORES EM SAÚDE

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil
  • Fabricia Almeida Diniz Universidade Federal São João Del Rei, campus Dona Lindu
  • Patricia Peres de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG- Brasil
  • Humberto Ferreira de Oliveira Quites Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil
  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil
  • Tarcísio Laerte Gontijo Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49221

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Educação à Distância, Gestão em Saúde, Formação profissional em saúde, Educação continuada.

Resumo

Estudo de caso com abordagem qualitativa, que buscou analisar a permanência de alunos em um curso de especialização de Gestão em Saúde na modalidade a distância, em uma Instituição de Ensino Superior. Participaram 59 alunos, vinculados a polos de apoio presencial em Minas Gerais e São Paulo, que responderam a entrevista semiestruturada e um questionário on-line, em agosto de 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático-Categorial e estatística descritiva simples. Como referencial teórico, utilizou-se o Modelo final para análise da permanência de alunos em cursos na modalidade a distância. Verificou-se que apoio familiar, trabalho, interação com a tutoria e habilidade com os recursos tecnológicos favoreceram a permanência. Uma estrutura acadêmica adequada, associada à credibilidade da instituição proponente e o compromisso do aluno, catalisaram a permanência. Conclui-se que a formação de gestores em saúde, por meio da modalidade a distância, exige considerar os múltiplos fatores que influenciam a permanência.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Enfermeiro. Doutorado em Ciência da Informação. Professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, Divinópolis-MG-Brasil

Fabricia Almeida Diniz, Universidade Federal São João Del Rei, campus Dona Lindu

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem no Programa de Posgraduacao em Enfermagem da Unieversidade Federal de Sao Joa Del Rei

Patricia Peres de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG- Brasil

Enfermeira. Doutorado em Educação. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG- Brasil

Humberto Ferreira de Oliveira Quites, Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem. Professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Enfermeiro. Doutorado em Psiquiatria. Professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Tarcísio Laerte Gontijo, Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Enfermeiro. Doutorado em Ciências da Saúde. Professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis-MG-Brasil

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Cavalcante, R. B., Diniz, F. A., de Oliveira, P. P., Quites, H. F. de O., Machado, R. M., & Gontijo, T. L. (2017). PERMANÊNCIA DE ALUNOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: DESAFIO NA FORMAÇÃO DE GESTORES EM SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49221

Edição

Seção

Artigo Original