AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADE

Autores

  • Maria Paula Custódio Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Joyce Mara Gabriel Duarte
  • Nara dos Santos Costa
  • Andréia Silva Dutra Tirones
  • Ana Lúcia de Assis Simões

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49122

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Qualidade da assistência à saúde, Indicadores de qualidade em assistência à saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis.

Biografia do Autor

Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira Residente de Enfermagem em Neonatologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Silva, M. P. C., Duarte, J. M. G., Costa, N. dos S., Tirones, A. S. D., & Simões, A. L. de A. (2017). AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADE. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49122

Edição

Seção

Artigo Original