REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

  • Carolina Sampaio de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Moema da Silva Borges Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48932

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, Cuidados de enfermagem, Saúde da criança, Cuidado da criança, Humanização da assistência.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo conhecer o núcleo central das representações sociais dos enfermeiros que prestam assistência à criança sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa, com enfoque na fundamentação teórico-metodológica da Teoria da Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais, com coleta de dados em maio de 2015. Participaram do estudo 45 enfermeiros que atuavam no cuidado à criança em dois hospitais escola do estado do Mato Grosso. Aplicou-se uma entrevista utilizando-se a técnica de Associação Livre de Palavras que foi analisada com auxílio do software Evoc 2000. Os resultados revelam que os termos “cuidado”, “enfermagem” e “organização” foram os mais frequentemente evocados figurando como o provável núcleo central da representação social.

Biografia do Autor

Carolina Sampaio de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em enfermagem pela Universidade de Cuiabá (2003), especialista em Saúde Pública pela Universidade de Curitiba (2004), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UNB (2011). Atualmente é doutoranda em enfermagem pela Universidade de Brasília (UNB), coordenadora e professora do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus - Cáceres. É membro da Comissão de Processos Éticos do COREN-MT. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: NESPRON (UNB), LEPS (UNB) e GPESC (UNIC).Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, Pesquisa Clínica e Coordenação Técnica Educacional.

Moema da Silva Borges, Universidade de Brasília - UNB

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da Universidade de Brasília e docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, representações sociais, cuidado integral, saúde e espiritualidade, tanatologia.

Publicado

2017-03-13

Como Citar

de Oliveira, C. S., & Borges, M. da S. (2017). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48932

Edição

Seção

Artigo Original