ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO ENVOLVENDO TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Gabriela da Cunha Januário Universidade Federal de São João Del Rei
  • Priscila do Carmo Freitas de Carvalho Universidade de São João Del Rei
  • Graziele de Carvalho Lemos Universidade de São João Del Rei
  • Eucir Gir Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP.
  • Silmara Elaine Malaguti Toffano Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48893

Palavras-chave:

Enfermagem, Exposição ocupacional, Exposição a agentes biológicos, Riscos ocupacionais, Saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivou-se descrever os acidentes ocupacionais envolvendo material biológico com trabalhadores da equipe de enfermagem. Estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital do Centro-Oeste Mineiro. Os dados foram coletados por meio de consulta às fichas de comunicado de acidente de trabalho e prontuários, resguardando todos os aspectos éticos. No período de outubro de 2014 a maio de 2016, 61 trabalhadores sofreram 71 exposições; 56 (91,8%) são mulheres, 32 (52,5%) técnicos de enfermagem, 31 (50,8%) que atuavam nas enfermarias. Houve predomínio de exposições percutâneas 37 (60,7%), em punção venosa 17 (27,9%). Conclui-se que tais exposições poderiam ser evitadas, o que evidencia a necessidade de educação continuada para esses profissionais e a implantação de dispositivos com engenharia de segurança.

Biografia do Autor

Gabriela da Cunha Januário, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira pela Univerisidade Federal de São João Del Rei, Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Priscila do Carmo Freitas de Carvalho, Universidade de São João Del Rei

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente é enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Eduardo de Menezes/FHEMIG. Belo Horizonte- MG, Brasil.

Graziele de Carvalho Lemos, Universidade de São João Del Rei

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis-MG, Brasil.

Eucir Gir, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Titular junto à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto- SP, Brasil.

Silmara Elaine Malaguti Toffano, Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde (Área Enfermagem) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Uberaba-MG, Brasil.

Publicado

27-01-2017

Como Citar

Januário, G. da C., de Carvalho, P. do C. F., Lemos, G. de C., Gir, E., & Toffano, S. E. M. (2017). ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO ENVOLVENDO TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48893

Edição

Seção

Artigo Original