SENSIBILIDADE MORAL DOS ENFERMEIROS AVALIADA POR SCOPING REVIEW

Autores

  • Carlise Rigon Dalla Nora Universidade Católica Portuguesa http://orcid.org/0000-0001-5501-2146
  • Elma Zoboli Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Margarida Maria Vieira Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.47162

Palavras-chave:

Moral, Desenvolvimento moral, Ética de enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a sensibilidade moral dos enfermeiros nos serviços de saúde, a partir de publicações sobre a temática. Para tanto, realizou-se uma scoping review no período de agosto a dezembro de 2015 em bases de dados da literatura em saúde. Foram incluídos artigos teóricos e originais realizados com estudantes de Enfermagem e equipes de saúde com enfermeiros, publicados em inglês, espanhol e português. A amostra foi de 28 estudos. Da análise, resultaram duas categorias: “fatores pessoais” e “fatores contextuais” da sensibilidade moral. Conclui-se que o fator que tem maior peso na formação/expressão da sensibilidade moral dos enfermeiros são os “fatores pessoais”. A sensibilidade moral tem uma natureza multidimensional, e que precisa ser complementada com uma preparação do enfermeiro para identificar e lidar de forma responsável e prudente com os problemas éticos da prática.

Biografia do Autor

Carlise Rigon Dalla Nora, Universidade Católica Portuguesa

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Saúde coletiva, Especialista em Saúde da Família, Enfermeira. Pesquisadora no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - Porto- Portugal.

Elma Zoboli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Livre-docente em Saúde Coletiva. Pós-doutora em Bioética. Doutora em Saúde Pública. Mestre em Bioética. Professora associada na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no Departamento de Enfermagem em saúde Coletiva, Sãp Paulo- SP- Brasil.

Margarida Maria Vieira, Universidade Católica Portuguesa

Enfermeira, Doutora em Filosofia. Mestre. Professora associada na Universidade Católica Portuguesa, no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa - Porto- Portugal.

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Dalla Nora, C. R., Zoboli, E., & Vieira, M. M. (2017). SENSIBILIDADE MORAL DOS ENFERMEIROS AVALIADA POR SCOPING REVIEW. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.47162

Edição

Seção

Revisão