PRECAUÇÕES ESPECÍFICAS PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE ROTEIRO EDUCACIONAL

Autores

  • Luize Fábrega Juskevicius EEUSP
  • Maria Clara Padoveze EEUSP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47060

Palavras-chave:

Vulnerabilidade em saúde, Precauções universais, Acesso à informação, Participação do paciente, Educação em saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar o conteúdo do roteiro educativo para indivíduos em precauções específicas para evitar a transmissão de microrganismos. Estudo metodológico, desenvolvido em três fases,em dois hospitais (público e privado) na cidade de São Paulo, no período de maio a julho de 2015, utilizando o referencial teórico de Vulnerabilidade. Na primeira fase, aplicou-se questionário para captação das percepções dos indivíduos adultos sobre precauções específicas. Na segunda fase, elaborou-se o roteiro educativo. Na terceira fase, foi submetido a especialistas em precauções específicas e vulnerabilidade para validação de conteúdo. Foram entrevistados39 indivíduos em média sete dias após a instituição das precauções específicas, 32 (82%) em precaução para contato. O roteiro foi desenvolvido para proporcionar maior conhecimento nos aspectos usualmente negligenciados pelos profissionais e estimular o cuidado centrado no indivíduo. Todos os itens tiveram um índice de validade de conteúdo acima de 75%. O roteiro apresenta potencial para instrumentalizar profissionais na elaboração de ações educativas para pacientes adultos em precauções específicas.

Biografia do Autor

Luize Fábrega Juskevicius, EEUSP

Enfermeira. Mestre em Ciência da Saúde. Enfermeira do Controle de Infecção. São Paulo-SP-Brasil.

Maria Clara Padoveze, EEUSP

Enfermeira. Doutora em Clínica Médica. Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo-SP-Brasil.

Publicado

16-12-2016

Como Citar

Juskevicius, L. F., & Padoveze, M. C. (2016). PRECAUÇÕES ESPECÍFICAS PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE ROTEIRO EDUCACIONAL. Cogitare Enfermagem, 21(4). https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47060

Edição

Seção

Artigo Original