CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UMA CONSTRUÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO CEPE

Autores

  • Janete Maria de Oliveira
  • Mariluci Alves Maftum
  • Marilene Lowen Wall

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v10i1.4670

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Avaliação educacional, Nursing, Teaching, Educational measurement, Enfermería, Enseñanza, Evaluación educacional

Resumo

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa em que cujo método utilizado foi o exploratório. Foi desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2004, com a finalidade de construir conceitos de critérios de avaliação de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Evangélico (CEPE). Os participantes foram 10 docentes, a diretora, a coordenadora e a orientadora educacional do CEPE, totalizando 13 sujeitos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu durante três oficinas, sendo que, na primeira foram definidos os conceitos que os docentes julgaram necessários a serem discutidos durante o trabalho. Na segunda e terceira oficina, se discutiu os conceitos: iniciativa, criatividade, responsabilidade, interação, observação, relação interpessoal e avaliação, seguidos da construção e ressignificação dos conceitos dos critérios pelos docentes. O presente estudo propiciou uma reflexão do que é avaliar em um Projeto Pedagógico organizado por competências, o exercício de construção de conceitos de forma coletiva e despertou nos participantes o desejo e a necessidade de promover discussões de outros temas inerentes ao processo de avaliação.

Downloads

Como Citar

de Oliveira, J. M., Maftum, M. A., & Wall, M. L. (2005). CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UMA CONSTRUÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO CEPE. Cogitare Enfermagem, 10(1). https://doi.org/10.5380/ce.v10i1.4670

Edição

Seção

Artigo Original