Open Journal Systems

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UMA CONSTRUÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO CEPE

Janete Maria de Oliveira, Mariluci Alves Maftum, Marilene Lowen Wall

Resumo


Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa
em que cujo método utilizado foi o exploratório. Foi
desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2004,
com a finalidade de construir conceitos de critérios de avaliação
de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro
de Educação Profissional Evangélico (CEPE). Os participantes
foram 10 docentes, a diretora, a coordenadora e
a orientadora educacional do CEPE, totalizando 13 sujeitos.
O desenvolvimento do trabalho ocorreu durante três
oficinas, sendo que, na primeira foram definidos os conceitos
que os docentes julgaram necessários a serem discutidos
durante o trabalho. Na segunda e terceira oficina, se
discutiu os conceitos: iniciativa, criatividade, responsabilidade,
interação, observação, relação interpessoal e avaliação,
seguidos da construção e ressignificação dos conceitos
dos critérios pelos docentes. O presente estudo propiciou
uma reflexão do que é avaliar em um Projeto Pedagógico
organizado por competências, o exercício de construção
de conceitos de forma coletiva e despertou nos participantes
o desejo e a necessidade de promover discussões de
outros temas inerentes ao processo de avaliação.

Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Avaliação educacional; Nursing; Teaching; Educational measurement; Enfermería; Enseñanza; Evaluación educacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v10i1.4670