PROCESSO DE ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO

Autores

  • Fernando Riegel HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
  • Nery José de Oliveira Junior Faculdade de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.45577

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Centros cirúrgicos, Enfermagem, Enfermagem perioperatória, Educação em enfermagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre o processo de enfermagem e suas implicações para a segurança do paciente no centro cirúrgico. Trata-se de uma reflexão alicerçada nos pressupostos teóricos e literatura científica acerca do tema. A segurança do paciente vem sendo tema de discussão desde o século XIX com o intuito de alcançar a qualidade assistencial nas instituições hospitalares. O Processo de Enfermagem constitui-se em um instrumento metodológico e uma valiosa tecnologia leve dura a ser utilizada para garantir segurança no contexto das práticas de enfermagem, porém deve ser aplicado com qualidade e em sua totalidade, estando alinhado com os objetivos institucionais para assim promover a segurança do paciente.

Biografia do Autor

Fernando Riegel, HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

Doutorando em Enfermagem (UFRGS). Mestre em Educação (UNISINOS). Enfermeiro assistencial do Serviço de Enfermagem Cirúrgica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)

Nery José de Oliveira Junior, Faculdade de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem (UFRGS). Docente da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Riegel, F., & de Oliveira Junior, N. J. (2017). PROCESSO DE ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.45577

Edição

Seção

Comunicação Livre