USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Jéssica Fernanda Corrêa Cordeiro Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Amanda Pavinski Alves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Elucir Gir Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Diego Oliveira Miranda Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Silvia Rita Marin da Silva Canini Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45443

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Equipamento de proteção individual, Exposição à agentes biológicos, Serviços de assistência domiciliar.

Resumo

Trata-se de um estudo transversal conduzido num Serviço de Atenção Domiciliar do interior paulista. Teve como objetivos identificar o uso de Equipamento de Proteção Individual, dispositivos de segurança, descarte de materiais perfurocortantes e fatores que dificultam e/ou facilitam o seu uso por profissionais da equipe de enfermagem. A população foi composta por 45 participantes e todos relataram usar Equipamento de Proteção Individual, sendo que 100% referiram usar luvas e os procedimentos frequentes para o uso foram curativos e administração de medicamentos. Apesar de relatarem que não há dificuldade para utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e que se preocupam com sua própria segurança, observou-se que a adesão não foi integral. Assim, são necessários estudos futuros capazes de avaliar como ocorre de fato a assistência à saúde dos usuários nos domicílios, para que estratégias de prevenção possam ser identificadas e incorporadas à prática desses profissionais.

Publicado

21-09-2016

Como Citar

Cordeiro, J. F. C., Alves, A. P., Gir, E., Miranda, D. O., & Canini, S. R. M. da S. (2016). USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45443

Edição

Seção

Artigo Original