ERROS DE MEDICAÇÃO EM PEDIATRIA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bárbara Monteiro Volpatto Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Wiliam Wegner Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Maria Gerhardt Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Eva Neri Rubim Pedro Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Silvana da Silva Cruz Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Larissa Edom Bandeira Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.45132

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Erros de medicação, Criança, Enfermagem.

Resumo

Trata-se de revisão integrativa com o objetivo de analisar as estratégias, os incidentes de segurança e a etapa do processo medicamentoso para prevenção de eventos adversos na pediatria. Realizou-se a coleta entre novembro/2015 e fevereiro/2017, nas bases: Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde, Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature, U.S. National Library of Medicine e Web of Science. Utilizaram-se os descritores: erros de medicação, segurança do paciente e criança. Foram selecionados 27 artigos, publicados entre 2004 e 2016. A etapa do processo medicamentoso mais pesquisada foi a prescrição médica. As taxas de incidentes de segurança variaram entre 0,91% e 54%, não sendo identificada padronização metodológica nos estudos. As estratégias de prevenção relatadas foram: uso da prescrição médica eletrônica, simulação clínica, protocolo de doses, e notificações de incidentes. É importante que a identificação de riscos e o planejamento das estratégias de prevenção subsidiem a análise global do processo medicamentoso.

Biografia do Autor

Bárbara Monteiro Volpatto, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem.

Wiliam Wegner, Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) Área de Concentração: Saúde da Criança

Luiza Maria Gerhardt, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eva Neri Rubim Pedro, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Silvana da Silva Cruz, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Larissa Edom Bandeira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: área de concentração Saúde da Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Volpatto, B. M., Wegner, W., Gerhardt, L. M., Pedro, E. N. R., Cruz, S. da S., & Bandeira, L. E. (2017). ERROS DE MEDICAÇÃO EM PEDIATRIA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.45132

Edição

Seção

Revisão