REVENDO O ENFOQUE EDUCATIVO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44923Palabras clave:
Educação em saúde, Aleitamento materno, Enfermagem.Resumen
Estudo de caso realizado com mulheres inscritas no Programa Mãe Curitibana na Unidade de Saúde Bom Pastor, Município de Curitiba-PR. Os objetivos eram compreender o significado da amamentação e conhecer quais os principais determinantes do processo de aleitamento materno existentes na realidade daquelas mulheres. Para atingir esta meta, optou-se por uma abordagem qualitativa através do desenvolvimento de oficinas, ampliando a compreensão dos participantes sobre a amamentação como um produto de condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais. O estudo foi realizado com oito (8) gestantes, e na análise dos dados foram obtidas três categorias mais relevantes do significado do processo de aleitamento: Amamentação, Família e Trabalho. Assim, pôde-se concluir que as mulheres conhecem e valorizam a importância da amamentação, e sabem que a família exerce um papel fundamental de apoio, cujos valores, crenças e práticas estão sendo construídos e transmitidos entre as gerações. Desta forma, os profissionais de saúde não podem ignorar a importância da família como determinante e facilitadora no processo do aleitamento materno e sim procurar conhecer o contexto familiar o melhor que puder.
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