REVENDO O ENFOQUE EDUCATIVO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO

Autores/as

  • Soriane Kieski Martins
  • Carmen Elizabeth Kalinowski

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44923

Palabras clave:

Educação em saúde, Aleitamento materno, Enfermagem.

Resumen

Estudo de caso realizado com mulheres inscritas no Programa Mãe Curitibana na Unidade de Saúde Bom Pastor, Município de Curitiba-PR. Os objetivos eram compreender o significado da amamentação e conhecer quais os principais determinantes do processo de aleitamento materno existentes na realidade daquelas mulheres. Para atingir esta meta, optou-se por uma abordagem qualitativa através do desenvolvimento de oficinas, ampliando a compreensão dos participantes sobre a amamentação como um produto de condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais. O estudo foi realizado com oito (8) gestantes, e na análise dos dados foram obtidas três categorias mais relevantes do significado do processo de aleitamento: Amamentação, Família e Trabalho. Assim, pôde-se concluir que as mulheres conhecem e valorizam a importância da amamentação, e sabem que a família exerce um papel fundamental de apoio, cujos valores, crenças e práticas estão sendo construídos e transmitidos entre as gerações. Desta forma, os profissionais de saúde não podem ignorar a importância da família como determinante e facilitadora no processo do aleitamento materno e sim procurar conhecer o contexto familiar o melhor que puder.

Cómo citar

Martins, S. K., & Kalinowski, C. E. REVENDO O ENFOQUE EDUCATIVO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO. Cogitare Enfermagem, 6(2). https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44923

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL