QUESTÕES ÉTICO-LEGAIS VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS DE UM SERVIÇO MUNICIPAL DE SAÚDE – INDAGAÇÕES E PROPOSIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44918Palabras clave:
Recursos humanos em saúde, Ocupações em saúde, Ética profissional.Resumen
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado em unidades de saúde de um serviço municipal. Os dados foram obtidos através de entrevistas junto aos profissionais médicos, de enfermagem e de odontologia. Apresenta uma pesquisa sobre a importância do preparo dos profissionais de saúde, membros de uma equipe multiprofissional, para assumir respectiva parcela de responsabilidade diante de um fato que envolva questões atinentes à ética e legislação aplicáveis em suas práticas profissionais. Os dados foram analisados baseados no referencial teórico da responsabilidade civil e elementos subjetivos da culpa – imperícia, imprudência e negligência. Dentre os aspectos identificados observamos quão diversificadas são as situações que envolvem os profissionais de saúde em questões que necessitam de conhecimento ético-legal e quanto é deficiente durante a formação profissional o preparo sobre o assunto estudado, apontado em 80% das respostas. Pretende-se que o presente estudo forneça subsídios para próximas pesquisas, visto os processos envolvendo responsabilidade civil dos profissionais de saúde serem cada vez mais freqüentes.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















