INFLUÊNCIAS DO COMPORTAMENTO COMUNICATIVO VERBAL E NÃO-VERBAL DO DOCENTE EM SALA DE AULA – VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44914Palabras clave:
Comunicação não-verbal, Relações interpessoais, Docente de enfermagem, Estudantes de enfermagem.Resumen
Na interação professor-aluno, o professor tem um importante papel e seu bom desempenho depende da consciência e habilidade na comunicação verbal e não-verbal. Este trabalho teve como objetivo verificar junto aos discentes do curso de graduação em Enfermagem, os aspectos da comunicação verbal e não-verbal do docente que interferem na sua interação em sala de aula. É um estudo exploratório, transversal, na linha qualitativa, no qual foram entrevistados 15% dos discentes de cada ano de duas instituições da cidade de São Paulo (sendo uma faculdade pública e outra particular). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários no 1º semestre de 2001 e os dados foram trabalhados segundo a proposta de análise de conteúdo, por aproximação temática. Encontramos, como aspectos que facilitam sua interação com o docente, as categorias: características do professor, características do aluno, regularidade do contato e características comuns a professores e alunos. Como aspectos que interferem na comunicação do docente há a dimensão verbal e o não-verbal. Também, relataram como acham que deve ser: a disposição dos móveis na classe, as roupas do professor, suas expressões faciais, o contato com os olhos dos alunos, os gestos adaptativos, o toque (entre professor e aluno), a voz, postura corporal, o paraverbal (do professor), e a distância interpessoal (mantida com os alunos).
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