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EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA: ESTUDO DE CASO

Zeyne Alves Pires Scherer, Juliana da Silva Camargo, Margarita Antonia Villar Luis

Resumo


A assistência em enfermagem psiquiátrica, embora orientada por conceitos teóricos, constitui-se, ainda, como um processo desafiador. O relacionamento interpessoal enfermeiro-paciente em saúde mental requer do profissional o domínio da teoria e a disponibilidade para lidar com o sofrimento do outro, aliados a uma aceitação por parte da pessoa doente. O objetivo do presente trabalho é descrever a experiência de interação em estágio supervisionado de uma aluna de graduação em enfermagem com uma adolescente em sua primeira crise de doença mental atendida nos Serviços de Urgência Psiquiátrica e Enfermaria de Psiquiatria de um hospital universitário em Ribeirão Preto e refletir sobre o modelo de aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foi utilizado o processo de relacionamento interpessoal, incluindo entrevistas com a paciente e seus pais em diversos momentos do tratamento, através de técnicas de apoio, suporte e esclarecimentos acerca da situação de doença. A adolescente de 14 anos apresentava como sintomas de sua doença, delírios, alucinações e medo que não conseguia definir. Sua mãe mostrava-se exigente e com pouco contato afetivo, enquanto seu pai, apesar de ausente, aparentava ser mais afetuoso. A experiência de acompanhamento da paciente até a melhora de sua crise, passando pelas etapas do atendimento psiquiátrico de urgência e de internação, mostrou ser uma modalidade de aprendizado valiosa para a aluna e supervisores, na medida em que possibilitou contato participativo com o trabalho em equipe de saúde mental.

Palavras-chave


Enfermagem psiquiátrica; Relações interpessoais; Relações enfermeiro-paciente; Estágio clínico.

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