ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE HEMOFÍLICO SUBMETIDO A TRATAMENTO ORTOPÉDICO CIRÚRGICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v5i1.44869Palabras clave:
Hemofilia, Cirurgia Ortopédica, Assistência de Enfermagem.Resumen
O propósito do presente trabalho está em demonstrar a experiência profissional, como enfermeira, na prestação de cuidados aos clientes submetidos a tratamento cirúrgico decorrente de sequelas ortopédicas ocasionadas pela hemofilia. Trata-se de um relato de experiência e tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento técnico-científico da profissão e otimizar a qualidade do cuidado prestado a esses clientes. O trabalho foi realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nas Unidades de Internação dos Serviços de Ortopedia e Traumatologia e na Cirurgia Pediátrica para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos hemofílicos, em cuidados de enfermagem específicos no período de pré e pós-operatório. O trabalho iniciou-se em agosto de 1997, com resultados satisfatórios em relação ao tratamento, recuperação da articulação afetada e reabilitação do cliente operado. Como enfermeiras assistenciais, estamos na busca constante de novos conhecimentos na área, desenvolvendo nossas habilidades intelectuais e manuais para a qualificação de todo o Processo do Cuidar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Cogitare Enfermagem

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















