PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Elaine Cristina Barbui
  • Maria Inês Monteiro Cocco

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44845

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Diabetes Mellitus, Enfermagem em saúde pública.

Resumo

O diabetes mellitus é considerado, mundialmente, um problema de saúde pública pela posição epidemiológica que ocupa com altas taxas de incidência e prevalência, além das repercussões socioeconômicas, traduzidas pelas mortes prematuras, incapacidade para o trabalho e pelos custos associados ao tratamento. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a literatura referente às práticas educativas em diabetes, em periódicos da área de saúde, e especificamente, de enfermagem, no Brasil. Tais periódicos foram categorizados em três temas: implantação de programas de educação; motivação para o autocuidado; ações educativas de enfermagem. A educação em diabetes – cliente/família/profissional – é de extrema importância para a qualidade de vida do diabético. As políticas públicas para promoção à saúde não foram citadas na literatura analisada, embora sejam de fundamental importância.

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Como Citar

Barbui, E. C., & Cocco, M. I. M. PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Cogitare Enfermagem, 4(2). https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44845

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL