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PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Elaine Cristina Barbui, Maria Inês Monteiro Cocco

Resumo


O diabetes mellitus é considerado, mundialmente, um problema de saúde pública pela posição epidemiológica que ocupa com altas taxas de incidência e prevalência, além das repercussões socioeconômicas, traduzidas pelas mortes prematuras, incapacidade para o trabalho e pelos custos associados ao tratamento. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a literatura referente às práticas educativas em diabetes, em periódicos da área de saúde, e especificamente, de enfermagem, no Brasil. Tais periódicos foram categorizados em três temas: implantação de programas de educação; motivação para o autocuidado; ações educativas de enfermagem. A educação em diabetes – cliente/família/profissional – é de extrema importância para a qualidade de vida do diabético. As políticas públicas para promoção à saúde não foram citadas na literatura analisada, embora sejam de fundamental importância.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Diabetes Mellitus; Enfermagem em saúde pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v4i2.44845