Open Journal Systems

O SIGNIFICADO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

Marcos Antonio Campoy, Marcos Antonio da Eira Frias, Rosana Battagini Iglesias, Regina Toshie Takahashi

Resumo


O objetivo foi estudar a temática processo ensino-aprendizagem enfocando o aspecto da avaliação na perspectiva dos enfermeiros docentes de uma escola privada de graduação em enfermagem localizada na cidade de São Paulo. Utilizamos como referencial teórico para análise a metodologia da pesquisa qualitativa. A análise dos resultados permitiu desvelar quatro categorias presentes nos discursos dos professores: “vivenciando a dificuldade para a avaliação do aluno”; “vivenciando formas diversas de avaliação teórica e prática do aluno”; “vivenciando caminhos para a avaliação do aluno” e “vivenciando formas objetivas e subjetivas na avaliação do aluno”.O estudo demonstrou que os professores reconhecem as múltiplas interações envolvidas no processo avaliativo, levando-os a elaboração de diferentes estratégias que acreditam minimizar as dificuldades de avaliar.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Ensino; Aprendizagem; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v4i2.44843