O SIGNIFICADO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44843

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino, Aprendizagem, Enfermagem.

Resumo

O objetivo foi estudar a temática processo ensino-aprendizagem enfocando o aspecto da avaliação na perspectiva dos enfermeiros docentes de uma escola privada de graduação em enfermagem localizada na cidade de São Paulo. Utilizamos como referencial teórico para análise a metodologia da pesquisa qualitativa. A análise dos resultados permitiu desvelar quatro categorias presentes nos discursos dos professores: “vivenciando a dificuldade para a avaliação do aluno”; “vivenciando formas diversas de avaliação teórica e prática do aluno”; “vivenciando caminhos para a avaliação do aluno” e “vivenciando formas objetivas e subjetivas na avaliação do aluno”.O estudo demonstrou que os professores reconhecem as múltiplas interações envolvidas no processo avaliativo, levando-os a elaboração de diferentes estratégias que acreditam minimizar as dificuldades de avaliar.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Eira Frias, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Vinculado à Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

Campoy, M. A., Frias, M. A. da E., Iglesias, R. B., & Takahashi, R. T. (2024). O SIGNIFICADO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. Cogitare Enfermagem, 4(2). https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44843

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL