HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Autores

  • Lídia Faria Prado do Amaral Enfermeira de pré-natal e puerpério da D’Or Consultoria Seguros e Benefícios. São Paulo-SP-Brasil.
  • Tatiany Calegari Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Faculdade de Medicina - Curso de Graduação em Enfermagem. Uberlândia-MG-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.44519

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Enfermagem familiar, Enfermagem pediátrica, Assistência centrada no paciente, Unidades de terapia intensiva pediátrica.

Resumo

Objetivou-se compreender a visão de pais ou familiar responsável pela criança hospitalizada sobre humanização no atendimento da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica. Pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida em hospital universitário no interior de Minas Gerais no ano de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. Após a análise de conteúdo de dez depoimentos, emergiram três categorias temáticas: “conceituando o cuidado humanizado”, “cuidado humanizado da equipe de enfermagem” e “cuidado humanizado na instituição hospitalar”. Na visão da família, o cuidado humanizado perpassa por conceitos como o bom relacionamento, educação, respeito, atenção e acolhimento, entre outros. A equipe de enfermagem presta assistência humanizada com relação aos aspectos técnicos e de organização do ambiente, porém exerce atitudes (distração e conversas pessoais, ausência do setor e falta de gentileza) caracterizadas como não humanizadas. Evidencia-se a necessidade de valorização da família, aspecto essencial para a assistência de enfermagem se desenvolver com humanização, ética, respeito e colaboração.

Biografia do Autor

Lídia Faria Prado do Amaral, Enfermeira de pré-natal e puerpério da D’Or Consultoria Seguros e Benefícios. São Paulo-SP-Brasil.

Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo-SP-Brasil.

Tatiany Calegari, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Faculdade de Medicina - Curso de Graduação em Enfermagem. Uberlândia-MG-Brasil.

Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital de Clínicas da UFU. Uberlândia-MG-Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. São Paulo-SP-Brasil.

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Amaral, L. F. P. do, & Calegari, T. (2016). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.44519

Edição

Seção

Artigo Original