ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: EVIDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES NA SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Andréa Tayse de Lima Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yole Matias Silveira de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micheline da Fonseca Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabelle Katherinne Fernandes Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexsandra Rodrigues Feijão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.44472

Palavras-chave:

Erros de medicação, Segurança do paciente, Enfermagem.

Resumo

O estudo objetiva identificar as evidências e as implicações dos erros na administração de medicamentos na segurança do paciente. Trate-se de uma revisão integrativa, com busca dos estudos em quatro bases de dados, em maio de 2015. Obteve-se uma amostra de 40 artigos e foram submetidos à estatística descritiva. Houve predomínio de estudos descritivos – nível de evidência 4 (n=28; 70%), publicados no Brasil (n=17; 42,5%). Quanto aos erros, destacaram-se: erro de dosagem (n=27; 67,5%), medicação errada (n=25; 62,5%); troca de paciente (n=21; 52,5%); erro de horário (n=20;5 0%); via errada (n=17;42,5%), além de erro documental, omissão de justificativas quando necessário e outras. Este tipo de evento é responsável por deixar sequelas irreparáveis nos pacientes ou até levar à morte.

Biografia do Autor

Andréa Tayse de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES/DS. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança e Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC)/UFRN.

Yole Matias Silveira de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES/DS. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança e Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC)/UFRN.

Micheline da Fonseca Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC/UFRN).

Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-líder do Grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem /UFRN.

Alexsandra Rodrigues Feijão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Baseada em Evidência/UFRN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança e Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC)/UFRN.

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Gomes, A. T. de L., de Assis, Y. M. S., Silva, M. da F., Costa, I. K. F., Feijão, A. R., & Santos, V. E. P. (2016). ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: EVIDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES NA SEGURANÇA DO PACIENTE. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.44472

Edição

Seção

Revisão