CUIDAR/CUIDADO: ELEMENTOS E DIMENSÕES NA PERSPECTIVA DE PESSOAS INTERNADAS EM HOSPITAL DE ENSINO

Autores

  • Lillian Daisy Gonçalves Wolff
  • Luciana Schleder Gonçalves
  • Simone Beatriz Yede

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44253

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Pacientes internados, Hospital de ensino, Relações interpessoais.

Resumo

Estudo descritivo e exploratório que desvela a perspectiva de pessoas internadas em um hospital universitário quanto aos elementos e dimensões de cuidar/cuidado. Os dados foram colhidos mediante uma entrevista semi-estruturada, constituída por sete perguntas, que buscavam identificar: atributos e sentimentos de quem cuida e de quem é cuidado, bem como as condições para que o cuidado se realize, as conseqüências do cuidado e o quê as pessoas fazem quando estão sendo cuidadas. As pessoas entrevistadas evidenciaram que o cuidado não se restringe aos procedimentos técnicos, ao conhecimento científico aplicado, as respostas às necessidades do cliente, pressupostas pelos cuidadores, relacionadas aos aspectos biológicos. Requer do cuidador competência clínica e interpessoal. A competência clínica é um constructo que engloba responsabilidade, busca do conhecimento, atenção, dedicação e competência em responder às necessidades de diagnóstico, cuidado, conforto e tratamento adequados, segundo as expectativas do cliente. A competência interpessoal é a soma de habilidades psicossociais, necessárias nas relações de cuidado. As habilidades psicossociais apontadas pelas pessoas deste estudo são: demonstrar vocação, possuir senso de humanidade, expressar afeição, estabelecer relacionamento humano fundamentado na sinceridade, bom humor, paciência, sensibilidade e cortesia. O cuidado representa a união entre dois seres humanos, construída a partir de suas experiências de vida, oportunidade em que acontece trocas, aprendizado e desenvolvimento mútuos, exigindo que ambos revelem o seu ser, e resgatem a humanidade existente em cada um. Ele se dá num contexto sócio-econômico, geográfico e cultural, no qual cuidador e ser-cuidado sofrem influências. Os clientes reconhecem a influência do ambiente e os papéis do ser-cuidado e do cuidador, assim como os atributos essenciais para aqueles que cuidam. Além disso, eles demonstram-se sensíveis às emoções dos cuidadores durante o processo de cuidado. Os enfermeiros necessitam sensibilizar-se para a elucidação dos elementos do cuidar/cuidado, analisando-os em cada contexto e momento histórico, pois eles apontam a direção, o método e a tecnologia para realizá-lo. Para isso, é necessário que a pesquisa em Enfermagem esteja bem articulada com a prática, e envolva todos os atores do cuidado: profissionais, clientes, família e comunidade.

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Como Citar

Wolff, L. D. G., Gonçalves, L. S., & Yede, S. B. CUIDAR/CUIDADO: ELEMENTOS E DIMENSÕES NA PERSPECTIVA DE PESSOAS INTERNADAS EM HOSPITAL DE ENSINO. Cogitare Enfermagem, 3(1). https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44253

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Artigo Original