A RELAÇÃO DA ENFERMAGEM COM OS ERROS DE MEDICAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Elaine Cristina Novatzki Forte Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francele Luz Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Elvira Pires de Pires Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i5.43324

Palavras-chave:

Enfermagem, Erros de Medicação, Segurança do Paciente.

Resumo

Revisão integrativa com o objetivo de identificar na literatura a relação dos erros de medicação com a equipe de enfermagem. A pesquisa foi realizada por duas colaboradoras independentes, em três bases de dados, no período 2011 a 2015, com 32 estudos. Os resultados foram divididos em duas macrocategorias: características dos estudos e as relações diretas e indiretas da enfermagem com os erros de medicação. As relações diretas se referem às questões do âmbito profissional, como a falta de conhecimento e de experiência, falhas na comunicação, estresse e distração dos profissionais. As relações indiretas são compostas por questões de prescrição e dispensação, as condições físicas do paciente e erros na produção dos medicamentos. Conclui-se que, além de a enfermagem atuar na administração de medicamentos com vistas à assistência segura ao paciente, pode atuar como barreira dos erros provenientes de outras fases do processo de medicação.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Novatzki Forte, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSC. Doutoranda em Enfermagem pela UFSC.Membro do Grupo Praxis - Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem.

Francele Luz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Graduação em Enfermagem na UFSC. Membro do Grupo Praxis - Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem. Bolsista CNPq, PIBIC/IC.

Denise Elvira Pires de Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo Praxis - Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem.

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Novatzki Forte, E. C., Machado, F. L., & Pires de Pires, D. E. (2016). A RELAÇÃO DA ENFERMAGEM COM OS ERROS DE MEDICAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 21(5). https://doi.org/10.5380/ce.v21i5.43324

Edição

Seção

Revisão