TECNOLOGIA MÓVEL PARA REGISTROS DA AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RECÉM-NASCIDOS

Autores

  • Laura Cristhiane Mendonça Rezende Universidade Federal da Paraíba
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana de Medeiros Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Allana de Oliveira Albuquerque Padilha Universidade Federal da Paraíba
  • Mouryene de Andrade Moreira Palmeira Universidade Federal da Paraíba
  • Cleidjane Gomes Faustino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42868

Palavras-chave:

Tecnologia em saúde, Processamento eletrônico de dados, Registros de enfermagem.

Resumo

Objetivou-se conhecer a opinião de enfermeiros sobre a utilização da tecnologia móvel para o registro da avaliação clínica de recém-nascidos. Estudo de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital do município de João Pessoa, estado da Paraíba. Os dados foram coletados no período de setembro a outubro de 2014, com entrevista semiestruturada e posterior análise de conteúdo. Foi possível identificar três categorias que destacaram a opinião das participantes: Categoria 1 – Reconhecendo a importância da tecnologia móvel para o registro de enfermagem; Categoria 2 – Sentindo algumas dificuldades de manusear a tecnologia; Categoria 3 – Apontando as contribuições do tablet para o processo de trabalho do enfermeiro. Conclui-se que a tecnologia móvel flexibiliza a realização das atividades de registro pelo enfermeiro, além de otimizar o tempo dispensado por estes profissionais nas atividades de documentação.

Biografia do Autor

Laura Cristhiane Mendonça Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB.

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro. Doutor em Sociologia. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Luciana de Medeiros Lima, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula. João Pessoa, PB, Brasil.

Allana de Oliveira Albuquerque Padilha, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Especialista em Enfermagem e Terapia Intensiva. Enfermeira no Hospital Municipal Santa Isabel. João Pessoa, PB, Brasil.

 

Mouryene de Andrade Moreira Palmeira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Faculdade Internacional da Paraíba. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB). João Pessoa, PB, Brasil.

 

Cleidjane Gomes Faustino, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Faculdade Internacional da Paraíba. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB). João Pessoa, PB, Brasil.

 

Publicado

09-03-2016

Como Citar

Rezende, L. C. M., dos Santos, S. R., Lima, L. de M., Padilha, A. de O. A., Palmeira, M. de A. M., & Faustino, C. G. (2016). TECNOLOGIA MÓVEL PARA REGISTROS DA AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RECÉM-NASCIDOS. Cogitare Enfermagem, 21(1). https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42868

Edição

Seção

Artigo Original