IDENTIFICANDO BARREIRAS E CUMPRIMENTO DE METAS PARA PRÁTICA DE AUTOCUIDADO EM PESSOA COM DIABETES TIPO 2

Autores

  • Elisângela da Cruz Vargas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sumaya Giarola Cecilio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célia Luciana Guedes Barbosa Brasil Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heloisa de Carvalho Torres Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.42572

Palavras-chave:

Educação em saúde, Diabetes Mellitus, Autocuidado, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar barreiras e o cumprimento de metas para o desenvolvimento das práticas de autocuidado em usuários com a condição crônica do diabetes Mellitus tipo 2. Estudo descritivo exploratório, realizado com 30 usuários, mediante visita domiciliar, em três unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais durante o ano de 2014. As barreiras e metas citadas foram analisadas mediante frequência relativa e agrupadas em categorias. 63,1% dos usuários apresentaram dificuldades relacionadas a comportamentos psicossociais e culturais, 16,5% a ambientais e estruturais, 3,3% econômicos, 6,6% relacionaram a outros fatores e ainda 10% não consideraram ter dificuldades relevantes para cuidar da sua saúde. 60% dos usuários demonstraram disposição para planejamento e cumprimento de metas. Conclui-se que o usuário é capaz de buscar soluções para as barreiras e tomar decisões informadas, adequadas à sua saúde e contexto de vida, buscando soluções para o enfrentamento de barreiras nas práticas de autocuidado em diabetes.

Biografia do Autor

Elisângela da Cruz Vargas, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica de Enfermagem. Discente da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Belo Horizonte- MG, Brasil

Sumaya Giarola Cecilio, Universidade Federal de Minas Gerais

  1. Enfermeira. Especialista em Auditoria em Saúde. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, Brasil.

Célia Luciana Guedes Barbosa Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

  1. Acadêmica de Enfermagem. Discente da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG. Belo Horizonte- MG, Brasil.

Heloisa de Carvalho Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

  1. Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto II. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG, Brasil. 

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Vargas, E. da C., Cecilio, S. G., Brasil, C. L. G. B., & Torres, H. de C. (2015). IDENTIFICANDO BARREIRAS E CUMPRIMENTO DE METAS PARA PRÁTICA DE AUTOCUIDADO EM PESSOA COM DIABETES TIPO 2. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.42572

Edição

Seção

Artigo Original