PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo EERP-USP
  • Caroline Silva Morelato Coloni EERP/USP
  • Verônica Modolo Teixeira
  • Mirian Christine Olimpio Moreira EERP/USP
  • Rafaela Piotto Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - Fundação Sobeccan
  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes EERP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42026

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Profissionalizante, Ensino, Docentes.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da educação profissional de nível médio em enfermagem. Estudo descritivo qualitativo, cujo dados foram coletados por questionário semi-estruturados, entre outubro e novembro de 2013 em duas escolas profissionalizantes, com participação de 15 professores/enfermeiros. As frequências das respostas e conteúdo foram analisados à luz dos aspectos didático-pedagógicos da literatura. Dos entrevistados, 66,6% são mulheres, com formação pedagógica e experiência assistencial superior a 3 anos. O Projeto Pedagógico do Curso é desconhecido por 46,6%; 53% elaboram planos de aula; 86,6% afirmam realizar avaliação formativa, em contrapartida, a prova escrita é utilizada por 73,3%. Com a conclusão do estudo, percebeu-se que em linhas gerais os professores desenvolvem uma prática educativa desprovida de reflexão e sentido ao não participar do planejamento do curso. Entretanto, a maioria faz planejamento da disciplina e da aula, ainda que utilize conceito equivocado sobre a avaliação da formação.

Biografia do Autor

Rosangela Andrade Aukar de Camargo, EERP-USP

Professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Caroline Silva Morelato Coloni, EERP/USP

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da EERP/USP.

Verônica Modolo Teixeira

Enfermeira Licenciada pela EERP/USP.

Mirian Christine Olimpio Moreira, EERP/USP

Aluna de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado e Licenciatura da EERP/USP.

Rafaela Piotto, Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - Fundação Sobeccan

Enfermeira Assistencial do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - Fundação Sobeccan. Ribeirão Preto - SP - Brasil.

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, EERP/USP

Docente do Departamento de Enfermagem Geral de Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Como Citar

Camargo, R. A. A. de, Coloni, C. S. M., Teixeira, V. M., Moreira, M. C. O., Piotto, R., & Góes, F. dos S. N. de. (2016). PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 21(1). https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42026

Edição

Seção

Artigo Original