DEMANDAS DE ATENÇÃO DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, PEDIÁTRICA E GERAL

Autores

  • Danilo Marcelo Araujo dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca Georgina Macedo de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Thaís Marques Moreira Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa Cristina Oliveira Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Lorena Carvalho Braga Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41243

Palavras-chave:

Enfermagem, Unidades de terapia intensiva, Cuidado intensivo.

Resumo

Estudo descritivo quantitativo com objetivo de identificar demandas de atenção do enfermeiro intensivista e o esforço depreendido por este profissional para lidar com estas demandas. A pesquisa foi desenvolvida em três contextos da terapia intensiva (pediátrica, neonatal e geral) de um hospital do nordeste brasileiro. Participaram da pesquisa 34 enfermeiros com exercício profissional em uma das Unidades de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados no período de maio de 2011 a junho de 2012, apoiado pelo instrumento Demandas de Atenção Dirigida. As demandas que mais exigiram atenção do enfermeiro concentram-se no Domínio Ambiente Físico e Psicológico e estavam associadas às instalações físicas do ambiente de trabalho, às emoções e preocupações do enfermeiro nas relações assistenciais. Os resultados sugerem estabelecimento de intervenções no ambiente, na estrutura e nas práticas de cuidado com vistas a favorecer melhor qualidade da assistência e de vida dos enfermeiros.

Biografia do Autor

Danilo Marcelo Araujo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela UFMA. Enfermeiro Assistencial do Hospital Universitário da UFMA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa na Saúde da Família, Criança e Adolescente (GEPSFCA).

Francisca Georgina Macedo de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente UFMA. Coordenadora da Pesquisa. Líder do GEPSFCA

Thaís Marques Moreira, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Enfermeira Administrativa do Vidas Resgate e Home Care. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa na Saúde da Família, Criança e Adolescente (GEPSFCA). São Luís-MA-Brasil.

Andréa Cristina Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente UFMA. Membro do GEPSFCA.

Lorena Carvalho Braga, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Residente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão HUUFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa na Saúde da Família, Criança e Adolescente (GEPSFCA). São Luís-MA-Brasil.

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Santos, D. M. A. dos, Sousa, F. G. M. de, Moreira, T. M., Silva, A. C. O., & Braga, L. C. (2015). DEMANDAS DE ATENÇÃO DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, PEDIÁTRICA E GERAL. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41243

Edição

Seção

Artigo Original