AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE ADULTOS

Autores

  • Patricia Bover Draganov Universidade federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP_EPE)
  • Maria Cristina Sanna UNIFESP - EPE

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41104

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Superior, Docentes de Enfermagem, Modelos educacionais.

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho que o enfermeiro docente de enfermagem atribui a si, na competência de facilitador da aprendizagem de adultos. Tratou-se de estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros da graduação em enfermagem paulistana. Os dados foram colhidos de junho de 2010 a fevereiro de 2011, por meio de escala de Likert, lançados em planilha do Excel® e analisados por meio de estatística descritiva e testes não-paramétricos de Wilcoxon e Friedman. Os professores se consideraram distantes do nível máximo das competências que almejavam alcançar, declararam maior domínio para o design e aplicação experiências de aprendizagem que da estrutura conceitual e teórica da aprendizagem de adultos. Os docentes se consideraram aquém do ideal nas competências para facilitar a aprendizagem.

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Draganov, P. B., & Sanna, M. C. (2015). AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41104

Edição

Seção

Artigo Original