UNIDAD DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: PERCEPCIONES MATERNAS ACERCA DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Autores/as

  • Larissa Gramazio Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste: UNICENTRO
  • Darci Aparecida Martins Correa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Leticia Gramazio Soares Universidade Estadual do Centro- Oeste - UNICENTRO
  • Ieda Harumi Higarashi Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40851

Palabras clave:

Enfermería familiar, Religión, Unidades de terapia intensiva neonatal.

Resumen

Estudio de carácter descriptivo, exploratorio, de abordaje cualitativo, cuyo objetivo fue conocer y comprender el significado que los símbolos religiosos tienen para los padres de bebés internados en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal y cómo estos los ayudan durante el periodo de internación del hijo. La investigación de campo fue realizada en un hospital del Centro-Oeste de Paraná, en el periodo de agosto a octubre de 2013, por medio de entrevistas semi estructuradas con diez madres. Los datos fueron analizados utilizando la técnica de análisis de contenido, de acuerdo a Bardin, originando dos categorías temáticas. Se concluye que, entre los diversos aspectos que permean el campo de la atención intensiva neonatal y merecen ser reconocidos y considerados por el equipo multiprofesional, en especial por la enfermería, está la religiosidad. Esta constituye una necesidad de la familia para el afrontamiento del agravio de salud, demandando la realización de un cuidado espiritual para llegar a una asistencia integral y cualificada.

Biografía del autor/a

Larissa Gramazio Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste: UNICENTRO

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Especialização Lato Sensu Urgência e Emergência: atendimento do Pré- Hospitalar à UTI (2012). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/Paraná (2010). Tem experiência na área de Enfermagem na supervisão de assistência de Enfermagem no Hospital São Vicente de Paulo e como docente junto à Faculdade Guairacá com as disciplinas Biossegurança, Saúde do trabalhador, Processo de Cuidar I e Processo de Cuidar II. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro- Oeste com as disciplinas de Fundamentos Práticos para o Cuidado de Enfermagem e Saúde da Mulher e da Criança. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem com ênfase em saúde da criança; neonatologia.

Darci Aparecida Martins Correa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em UTI Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem ao recém-nascido de risco, humanização do cuidado de enfermagem e a importância da religião na vida do ser humano doente, e cuidados de saúde.

Leticia Gramazio Soares, Universidade Estadual do Centro- Oeste - UNICENTRO

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-Pr. Possui graduação em Serviço Social (2004) e Enfermagem (2005) ambas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Enfermagem (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Enfermagem Materno-Infantil e Enfermagem Pediátrica.

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atuou como membro suplente e posteriormente, como membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde - gestão 2005/2009. Possui vínculo como Professora Efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, na área Materno-Infantil, Saúde da Criança, desde 1990. Docente (Professora Associada A) da graduação em enfermagem, na área de saúde da criança, e nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (2004-2010) e Enfermagem (2009-atual) na área de Metodologia de Ensino e Bioética.Foi membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UEM de 2003 a 2012, atuando como presidente do referido comitê por duas gestões, de 2006 a 2009, e de 2009 a 2012. Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na gestão 2010-2012 e atualmente desenvolve pesquisas na área da saúde da criança, processos educativos em saúde, ética na pesquisa e bioética. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM e atual coordenadora do Programa (gestão 2014-2016), orientando mestrado e doutorado. Bolsista Produtividade Fundação Araucária (Edital 21/2012).

Publicado

2015-12-04

Cómo citar

Soares, L. G., Correa, D. A. M., Soares, L. G., & Higarashi, I. H. (2015). UNIDAD DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: PERCEPCIONES MATERNAS ACERCA DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40851

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL