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BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Sirlei dos Santos Araújo Alves Voltani

Resumo


Objetivou-se evidenciar e discutir o impacto do uso do brinquedo terapêutico no serviço de urgência e emergência pediátrica, bem como a perspectiva do enfermeiro frente a esta técnica. Revisão integrativa de literatura realizada em bases de dados na área da saúde entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Os descritores utilizados foram: brinquedo, jogos e brinquedos, serviços médicos de emergência, urgências e pediatria. Foram selecionados e analisados sete artigos, que apontam um impacto positivo no uso do brinquedo terapêutico durante a assistência de enfermagem, pois promove a recreação e o conforto à criança, prepara-a para os procedimentos invasivos e fortalece o vínculo entre o enfermeiro, a criança e a família. O enfermeiro identifica essa técnica como uma alternativa para construção de um cuidado humanizado e acolhedor à criança. Conclui-se que há poucas publicações relacionadas à temática, sendo necessárias novas pesquisas que contribuam para as evidências do assunto estudado.


Palavras-chave


Jogos e brinquedos; Serviços Médicos de Emergência; Pediatria; Enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i4.40728