BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sirlei dos Santos Araújo Alves Voltani

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.40728

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Serviços Médicos de Emergência, Pediatria, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se evidenciar e discutir o impacto do uso do brinquedo terapêutico no serviço de urgência e emergência pediátrica, bem como a perspectiva do enfermeiro frente a esta técnica. Revisão integrativa de literatura realizada em bases de dados na área da saúde entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Os descritores utilizados foram: brinquedo, jogos e brinquedos, serviços médicos de emergência, urgências e pediatria. Foram selecionados e analisados sete artigos, que apontam um impacto positivo no uso do brinquedo terapêutico durante a assistência de enfermagem, pois promove a recreação e o conforto à criança, prepara-a para os procedimentos invasivos e fortalece o vínculo entre o enfermeiro, a criança e a família. O enfermeiro identifica essa técnica como uma alternativa para construção de um cuidado humanizado e acolhedor à criança. Conclui-se que há poucas publicações relacionadas à temática, sendo necessárias novas pesquisas que contribuam para as evidências do assunto estudado.

Biografia do Autor

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.

Sirlei dos Santos Araújo Alves Voltani

Enfermeira no Hospital Regional de Sorriso. Sorriso, MT, Brasil.

Publicado

29-01-2016

Como Citar

Borges Martins de Freitas, B. H., & dos Santos Araújo Alves Voltani, S. (2016). BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Cogitare Enfermagem, 21(1). https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.40728

Edição

Seção

Revisão