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DETERMINANTES SOCIOCOMPORTAMENTAIS E VULNERABILIDADE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À PEDICULOSE

Fernanda Gomes Magalhães Soares Pinheiro, Rubens Riscala Madi, Andreia Centenaro Vaez, Jesana Batista Pereira, Cláudia Moura Melo

Resumo


O espaço escolar é associado à alta infestação pelo piolho de cabeça. Este trabalho objetivou caracterizar os determinantes sociocomportamentais e a vulnerabilidade de pré-escolares à infestação por Pediculus humanus capitis no município de Aracaju, estado de Sergipe. A pesquisa de campo exploratória foi realizada de junho a agosto de 2014, na microrregião do bairro Augusto Franco, no domínio familiar (unidades domésticas) e escolar (Escola Municipal de Ensino Infantil). A análise dos dados utilizou a estatística descritiva, teste Quiquadrado
de Pearson e Odds Ratio. Aproximadamente de 64% (30/47) dos entrevistados recebem até 1 salário mínimo e possuem residência própria, a quantidade de filhos foi entre 2 e 3 crianças. 30% tiveram piolho, destas, 40% realizaram tratamento medicamentoso e 13,3% catação manual. Questões como a pediculose devem ser consideradas no contexto da situação, com metodologia participativa e dialógica no contexto familiar e escolar.


Palavras-chave


Educação infantil; Pediculus humanus capitis; Promoção da Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i3.39960