EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO: REFLEXÕES SOB UM OLHAR DA ENFERMAGEM

Autores

  • Stephanie Barbosa Medeiros
  • Camila Dannyelle Fernandes Dutra Pereira
  • Francis Solange Vieira Tourinho
  • Liva Gurgel Guerra Fernandes
  • Viviane Euzébia Pereira Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35977

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Pesquisa em enfermagem

Resumo

Este artigo de reflexão objetiva discorrer sobre o Exame Clínico Objetivo Estruturado e refletir sobre o seu uso na formação
dos alunos de enfermagem. Trata-se de exame criteriosamente estruturado que permite melhorar a validade e confiabilidade da
avaliação de aspectos das competências clínicas dos alunos. Na enfermagem, o Exame Clínico Objetivo Estruturado é introduzido como
ferramenta de avaliação na graduação, contribuindo para melhorar o processo de formação e, apesar da crescente utilização, são escassos
os estudos realizados por enfermeiros, constituindo um desafio para a busca de maior conhecimento científico por meio de pesquisas.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Medeiros, S. B., Pereira, C. D. F. D., Tourinho, F. S. V., Fernandes, L. G. G., & Santos, V. E. P. (2014). EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO: REFLEXÕES SOB UM OLHAR DA ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 19(1). https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35977

Edição

Seção

Reflexão