EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO: REFLEXÕES SOB UM OLHAR DA ENFERMAGEM

Stephanie Barbosa Medeiros, Camila Dannyelle Fernandes Dutra Pereira, Francis Solange Vieira Tourinho, Liva Gurgel Guerra Fernandes, Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo


Este artigo de reflexão objetiva discorrer sobre o Exame Clínico Objetivo Estruturado e refletir sobre o seu uso na formação
dos alunos de enfermagem. Trata-se de exame criteriosamente estruturado que permite melhorar a validade e confiabilidade da
avaliação de aspectos das competências clínicas dos alunos. Na enfermagem, o Exame Clínico Objetivo Estruturado é introduzido como
ferramenta de avaliação na graduação, contribuindo para melhorar o processo de formação e, apesar da crescente utilização, são escassos
os estudos realizados por enfermeiros, constituindo um desafio para a busca de maior conhecimento científico por meio de pesquisas.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em enfermagem; Pesquisa em enfermagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v19i1.35977 ';





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