INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Ana Paula Dias França Guareschi, Paulina Kurcgant

Resumo


Este estudo objetiva conhecer pesquisas realizadas na área de enfermagem, que abordam a formação do
enfermeiro docente como elemento que influencia a construção do perfil do egresso de enfermagem. O método adotado foi
a revisão integrativa, no período de 2007 a 2012, nas bases de dados LILACS e Dedalus e na base de texto SciELO. Foram
encontrados 24 artigos e analisados 14 por estarem de acordo com os critérios de inclusão do estudo. A partir dos perfis dos
egressos de enfermagem prevalentes nos artigos, a análise temática propiciou a elaboração das categorias: Ser educador na
perspectiva humanística; Ser educador na construção da dimensão crítico/reflexiva eSer educador com responsabilidade
social. Nos ar tigos é evidenciada a necessidade de se refletir sobre a for mação do docente de enfer magem, as caracter ísticas
essenciais deste profissional e a influência que esta formação pode ter na proposição do perfil do egresso de enfermagem.


Palavras-chave


Docente de enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v19i1.35965 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133