INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Paula Dias França Guareschi
  • Paulina Kurcgant

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35965

Palavras-chave:

Docente de enfermagem, Educação em enfermagem, Educação superior.

Resumo

Este estudo objetiva conhecer pesquisas realizadas na área de enfermagem, que abordam a formação do
enfermeiro docente como elemento que influencia a construção do perfil do egresso de enfermagem. O método adotado foi
a revisão integrativa, no período de 2007 a 2012, nas bases de dados LILACS e Dedalus e na base de texto SciELO. Foram
encontrados 24 artigos e analisados 14 por estarem de acordo com os critérios de inclusão do estudo. A partir dos perfis dos
egressos de enfermagem prevalentes nos artigos, a análise temática propiciou a elaboração das categorias: Ser educador na
perspectiva humanística; Ser educador na construção da dimensão crítico/reflexiva eSer educador com responsabilidade
social. Nos ar tigos é evidenciada a necessidade de se refletir sobre a for mação do docente de enfer magem, as caracter ísticas
essenciais deste profissional e a influência que esta formação pode ter na proposição do perfil do egresso de enfermagem.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Guareschi, A. P. D. F., & Kurcgant, P. (2014). INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 19(1). https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35965

Edição

Seção

Artigo Original