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VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES: POTENCIALIDADES PARA O ENFRENTAMENTO

Ethel Bastos Silva, Milene Santos, Marta Cocco Costa, Alice Carmo Janh

Resumo


Estudo de abordagem qualitativa, exploratório-descritivo, teve por objetivo conhecer e analisar as concepções de violência
escolar e ações potenciais de enfrentamento, na perspectiva de adolescentes. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas com 13
jovens de 16 a 18 anos, que cursavam a segunda série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada,
no mês de agosto de 2010. A análise foi realizada mediante modalidade temática, da qual emergiram dois eixos temáticos: Violência na
escola – atitude “naturalizada” nas relações entre adolescentes, evidenciando-se que a violência escolar está relacionada à agressão
física e verbal, eAções de enfrentamento da violência: possibilidades de intervir. Os adolescentes julgam que o acesso ao estudo e ao
conhecimento são formas para enfrentar a violência, mas consideram difícil esse enfrentamento. Os achados deste estudo reforçam a
necessidade de um trabalho interdisciplinar e intersetorial para fortalecer o já existente.


Palavras-chave


Enfermagem em saúde comunitária; Saúde do adolescente; Violência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v19i1.35926