RECURSO COMPUTACIONAL AUXILIAR AO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO: INTENÇÕES E VALORES IDENTIFICADOS

Autores

  • Fabiane Novais Moreno
  • Marcia Regina Cubas
  • Andreia Malucelli
  • Carla Luiza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i4.34918

Palavras-chave:

Informática em enfermagem, Tecnologia educacional, Educação em enfermagem, Aprendizagem.

Resumo

Trata-se de pesquisa exploratória qualitativa, cujo objetivo foi analisar intenções e valores de um recurso computacional
para auxílio ao ensino do processo de raciocínio diagnóstico. Após aprovação por Comitê de Ética, foram entrevistados seis docentes de
enfermagem, cujos discursos foram submetidos à análise de discurso. Os temas foram agrupados em nove subcategorias, sendo cinco
relacionadas às intenções: facilitador de processo de raciocínio clínico, auto avaliação e avaliação do aluno, reflexão sobre a prática,
facilitador do ensino-aprendizagem e indutor de mudança; e quatro aos valores: utilidade para prática assistencial, inovação, aprendizagem
e capacitação contínua. Verificou-se que os docentes assimilaram a necessidade da utilização de recursos computacionais, mas enfatizam que
esse somente beneficiará o aluno a desenvolver o raciocínio se o aprendiz realizar estudos paralelos. A análise evidencia que o recurso pode
aperfeiçoar o processo de raciocínio diagnóstico e dinamizar o estudo de uma maneira interativa, sem preterir o método tradicional de ensino

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

Moreno, F. N., Cubas, M. R., Malucelli, A., & Silva, C. L. da. (2013). RECURSO COMPUTACIONAL AUXILIAR AO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO: INTENÇÕES E VALORES IDENTIFICADOS. Cogitare Enfermagem, 18(4). https://doi.org/10.5380/ce.v18i4.34918

Edição

Seção

Artigo Original