REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PÓS-TRANSPLANTE RENAL

Autores

  • Antônia Ecivânia Souza da Silva Universidade Federal do Acre
  • Ualison Oliveira Pontes Universidade Federal do Acre
  • Tércio Genzini Coordenador do Serviço de transplante dos Hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Bandeirantes, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade São Camilo e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Sócio diretor - HEPATO Clinica Médica Ltda.
  • Patricia Rezende do Prado Universidade Federal do Acre
  • Thatiana Lameira Maciel Amaral Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.34414

Palavras-chave:

Transplante de rim, Cuidados de enfermagem, Processos de enfermagem.

Resumo

O objetivo foi identificar o papel do enfermeiro no pós-transplante renal, evidenciando os principais
cuidados a essa clientela. Para tanto, foi realizada revisão integrativa em setembro de 2013, tendo como fonte
quatro bases de dados, usando os descritores: Transplante Renal, Assistência de enfermagem (processos,
intervenções) e Pós-Transplante. Foram identificados 110 artigos dos quais 13 cumpriram os critérios de inclusão
e foram separados em três categorias: Coordenação de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; e Educação em
Saúde. A literatura aponta a abrangência e importância da atuação da enfermagem na coordenação, assistência
a cur to e longo prazo, ensino e pesquisa. A Sistematização da Assistência de Enfermagem mostrou ser de grande
utilidade para subsidiar as intervenções de enfermagem e melhorar as respostas clínicas. Assim, são necessários
mais estudos sobre a temática, principalmente sobre o aspecto educacional da atuação de enfermagem.

Biografia do Autor

Antônia Ecivânia Souza da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre, integrante da Liga Acadêmica Acriana de Enfermagem em Transplantes-LAAET.

Ualison Oliveira Pontes, Universidade Federal do Acre

Graduando do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre, integrante da Liga Acadêmica Acriana de Enfermagem em Transplantes-LAAET, e monitor (bolsista) da disciplina de Enfermagem em Clínica Médico-Cirúrgica. No ano de 2012 foi monitor (bolsista) da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, da Ufac.

Tércio Genzini, Coordenador do Serviço de transplante dos Hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Bandeirantes, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade São Camilo e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Sócio diretor - HEPATO Clinica Médica Ltda.

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é coordenador da pós-graduação do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, coordenador servtx figado, pancreas, panc-rim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, sócio diretor - HEPATO Clinica Médica Ltda, coordenador do serviço de transplantes do Hospital Bandeirantes, coordenador tx figado, pancreas, pancreas-rim do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, coordenador servtx figado, pancreas, panc-rim do Hospital e Maternidade São Camilo e coordenador servtx pancreas, pancreas-rim da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante, pacientes candidatos, diabetes, ilhotas pancreáticas e pancreas e pancreas/rim.

Patricia Rezende do Prado, Universidade Federal do Acre

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Terapia Intensiva, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (UFAC). Coordenadora da Liga Acadêmica Acriana de Enfermagem em Transplantes. Rio Branco, AC, Brasil.

Thatiana Lameira Maciel Amaral, Universidade Federal do Acre

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente, Mestre em Saúde Coletiva e Parasitologia, Especialista em Urgência e Emergência, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (UFAC). Coordenadora da Liga Acadêmica Acriana de Enfermagem em Transplantes. Rio Branco, AC, Brasil.

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Souza da Silva, A. E., Pontes, U. O., Genzini, T., do Prado, P. R., & Maciel Amaral, T. L. (2014). REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PÓS-TRANSPLANTE RENAL. Cogitare Enfermagem, 19(3). https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.34414

Edição

Seção

Revisão