PROJETO “DESPERTAR DA ADOLESCÊNCIA – ATENÇÃO INTEGRAL NA FASE ADOLESCER” – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elis Maria Palma Priotto

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v7i1.32557

Palavras-chave:

Adolescência, Assistência, Educação bio-psico-sócio cultural.

Resumo

O projeto nasceu da necessidade de um local paraatendermos adolescentes, com atenção integral, na faseadolescer. A comunidade escolhida para desenvolver o projetolevou em consideração a estrutura sanitária e ambientalprecária, com alta incidência de prostituição, violência egravidez na adolescência. Tivemos como objetivo atender osaspectos bio-psico-sócio-culturais, promovendo e prevenindoa saúde, com ações educativas em atenção primária,valorizando-os enquanto pessoas e cidadãos. A metodologiaé quantitativa e qualitativa não sistemática dos grupos,mediante estimulação de técnicas de dinâmicas de grupo,atividades práticas esportivas, e profissionalizantes, registrodas questões mais freqüentemente formuladas por eles eobservação do seu comportamento e das suas verbalizaçõesdurante as sessões grupais Em 1999, realizamos umapesquisa, sócio – econômica, com 500 adolescentes, entre12 e 18 anos. Hoje temos aproximadamente 280adolescentes inscritos e em atividades no Projeto e a cada6 meses temos novas inscrições. Nos encontros semanaise mensais utilizamos diversas técnicas e dinâmicas onderealizamos discussões, reflexões e troca de informações emgrupo.Entendemos que o desafio é combinar, envolver eintegrar os conhecimentos significativos na vida dosadolescentes, destacando que trabalhar nessa faixa etáriaenvolve muito diálogo, respeito, flexibilidade e transparência.Em suma, nosso relato de experiência será o resultado dapesquisa da qual destacamos, que a orientação, a educaçãoe a prevenção, são realmente o caminho para se vivenciar aadolescência de uma forma plena e saudável.

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Publicado

01-06-2002

Como Citar

Priotto, E. M. P. (2002). PROJETO “DESPERTAR DA ADOLESCÊNCIA – ATENÇÃO INTEGRAL NA FASE ADOLESCER” – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 7(1). https://doi.org/10.5380/ce.v7i1.32557

Edição

Seção

Artigo Original