VISÃO DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS-LÍDERES

Autores

  • Veridiana Corrêa Ávila
  • Simone Coelho Amestoy
  • Adrize Rutz Porto
  • Maira Buss Thofehrn
  • Letícia Lima Trindade
  • Aline Belletti Figueira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30357

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Educação em enfermagem, Docentes

Resumo

Objetivou-se conhecer a visão dos docentes de uma faculdade de Enfermagem sobre a formação de enfermeiros-líderes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, na qual participaram 9 docentes de uma universidade pública federal. As informações foram obtidas no mês de abril de 2012 por meio de entrevistas semiestruturadas, e analisados por meio da Análise Temática da qual emergiram dois temas: Visão dos docentes sobre liderança e Estratégias que auxiliam na formação de enfermeiros-líderes. Os docentes e a literatura enfatizam a relevância da abordagem do tema liderança nas disciplinas, de forma transversal e desde os semestres iniciais da formação acadêmica, e sinalizam estratégias para que isso ocorra.

Downloads

Publicado

2012-12-28

Como Citar

Ávila, V. C., Amestoy, S. C., Porto, A. R., Thofehrn, M. B., Trindade, L. L., & Figueira, A. B. (2012). VISÃO DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS-LÍDERES. Cogitare Enfermagem, 17(4). https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30357

Edição

Seção

Artigo Original